“Me digas com quem tu andas que direi quem tu és”. Este ditado rodou o mundo com sua sabedoria ao mesmo tempo simples e profunda. Seu significado mais imediato é: aquilo que você faz indica quem você é. Assim, pedindo licença ao autor desconhecido, poderíamos dizer também: “Me digas como limpas o teu condomínio que eu direi quem tu és”, a tal ponto esta limpeza de condomínio é importante e define qual o tipo de morador o seu edifício terá.
Afinal, quando a central de organização do condomínio funciona, ela pode exigir de seus moradores uma regra e uma determinada postura. Além disso, uma boa limpeza organizada contribui também para novas aquisições, já que um fator determinante no aluguel ou na compra de apartamentos hoje é a disposição das áreas públicas do condomínio.
Surpreso com a importância do assunto? Pois não fique! A Terceiriza Astral preparou para você uma lista com 6 dicas para otimizar a limpeza do seu condomínio.
1: Determine a frequência de cada limpeza áreas em especial
A primeira e mais fundamental dica é um planejamento assertivo das áreas de limpeza. Assim, a construção de um mapa com um checklist dos lugares para serem marcados após a limpeza se torna um instrumento essencial para manter seu prédio sempre limpo.
2: Desenvolva uma rotina de limpeza de condomínio
Em um mapa elaborado com as áreas de limpeza do seu condomínio, a coloração de algumas partes mais importantes também é uma ótima dica para não se perder na correria do dia a dia.
Fique atento aos lugares de maior circulação, como halls de entrada, portarias, calçadas, banheiros, elevadores, pois estes devem ter preferência de limpeza diária. A seleção de outros cantos para uma limpeza semanal, quinzenal e mesmo mensal vai de cada organização, mas precisam também de uma estratégia para serem atendidos.
3: Crie Regras
É possível garantir que a higiene do condomínio sempre esteja de acordo com o esperado; mas, para isso, é preciso que o edifício possua regras de limpeza, já que a falta de preparo ou a falta de cuidados na limpeza são, em geral, grandes dores de cabeça para o condomínio. Priorize o contrato de funcionários ou equipes que tenham um ótimo feedback de serviços anteriores.
4: Defina a frequência das compras
Segundo estudos, realizar compras de materiais de limpeza esporadicamente, a medida que estes acabam, pode acabar estourando o orçamento, porque falta uma visão geral do que precisa, de fato, ser comprado, ao mesmo tempo que se gasta com transportes e perda de tempo para a comunicação ou compra.
Busque montar uma planilha com antecedência para a compra mensal de produtos. É claro que haverá exceções, mas o planejamento ajuda a evitar desgastes financeiros.
5: Invista em materiais adequados
Muitas vezes, um desconto num produto sai mais caro no longo prazo. De nada adianta uma boa equipe que trabalha com maus produtos, pois a perda de eficiência vai se fazer notar.
Lembre-se também de que os produtos com boa qualidade não são necessariamente os mais caros da prateleira, mas sim aqueles mais adequados ao uso de uma limpeza profissional e destinados a áreas específicas.
6: Priorize o uso de equipamentos de segurança
Os equipamentos de segurança individual (EPIs) são essenciais para a realização da limpeza de condomínio, já que garantem que os funcionários não entrarão em contato com materiais tóxicos, vindo até mesmo a sofrer algum tipo de acidente.
A prática de uma segurança oficial e normativa impedem que futuros processos ou desentendimentos venham a atingir o condomínio. O responsável é o síndico, em casos de negligência.
Apesar destas dicas, pode ser que ainda fique difícil estabelecer o processo da limpeza dos condomínios. Não se preocupe! Nós, da Terceiriza Astral, temos profissionais com vasto conhecimento e experiência para pôr em prática todos estes conselhos, de forma que seu tempo poderá ser empregado em outras demandas, sabendo que nós cuidaremos de tudo para você!