Portaria Presencial ou Virtual? Entenda as diferenças!

A figura do porteiro nos condomínios é bastante tradicional. Sempre presente, este profissional está de olho em tudo e todos. O porteiro é o responsável por atender os visitantes, controlar as entradas e saídas, receber encomendas e também recepcionar outros prestadores de serviços. Este serviço tradicional é chamado de portaria presencial.

Quais as vantagens da PORTARIA TRADICIONAL TERCEIRIZADA?

A primeira vantagem é fator humano de confiança. As pessoas ainda depositam muito mais confiança em alguém físico do que em aparatos tecnológicos.

Outra vantagem é o valor fixo durante o ano todo, pois o salário, faltas, férias e as despesas trabalhistas já estão pré-estabelecidas, sem riscos de aparecer despesas surpresas.

E as desvantagens?

Na portaria presencial quase não há desvantagens, sendo elas erros de fatores humanos, como rendição em caso de assaltos e distrações no monitoramento do condomínio.

Outra opção: Portaria Virtual 

Recentemente há outro serviço sendo oferecido aos condomínios, é a chamada portaria virtual. Os moradores, visitante e prestadores de serviços são atendidos de forma automatizada através de câmeras IP, leitores biométricos, central de gerenciamento de controle de acesso, interface de PABX e outras tecnologias oferecidas pelo mercado.

Como funciona a Portaria Virtual?

Neste tipo de serviço, não há a presença física de um porteiro, pois tudo está diretamente ligada a uma central, onde um funcionário controla a entrada e saída do prédio, por meio de câmeras, leitores biométricos, radiofrequência e outras tecnologias,

Quais as vantagens da Portaria Virtual?

Quando se fala em uso de tecnologia para algum serviço, a primeira vantagem levantada é a economia, mas somente a longo prazo.

Como o condomínio é monitorado de uma central, o síndico não precisa arcar com despesas trabalhistas e outras despesas que a presença de um funcionário próprio exige como a infraestrutura de apoio: refeitórios, rádios, armários, produtos higiênicos, etc.

E as desvantagens?

O uso de tecnologia exige pensar uma cultura do cuidado com o coletivo. Dotar o condomínio de tecnologia deve despertar a consciência de que todos os condôminos devem assumir responsabilidades, pois muitas atividades dependerão exclusivamente deles. Esse parece ser o maior desafio, pois se um negligencia, todos são prejudicados.

Outra desvantagem é o cuidado diferenciado que as tecnologias que serão instaladas no condomínio exigem, como por exemplo, o leitor biométrico, um aparelho sensível e se não usado de forma correta pode danificar.  

Considerando que os serviços de internet e energia são precários, isso pode gerar muita dor de cabeça, uma vez que todo o sistema de comunicação é realizado via internet. Basta uma queda de energia para todo o sistema ficar inoperante, ou o condomínio precisa contratar um gerador.

Aqui também entra o fator econômico, pois o valor para instalar e manter a portaria virtual é muito alto. Sem falar que a cada nova falha, o prédio terá que arcar com as despesas, podendo gerar despesas surpresas a cada mês.