Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Transmissão
A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: Gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal e contato com objetos.
Prevenção
Devem ser adotadas medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória. Com isso você contribui para evitar a disseminação de doenças:
• Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool gel 70%. Dessa forma é possível eliminar os vírus que possam estar nas mãos.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas que contenham vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Assim é possível evitar que as mãos que estejam contaminadas possam transmitir vírus para os olhos, nariz e boca.
• Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor praticam uma boa etiqueta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com lenço descartável quando tossir ou espirrar. Lembre-se de descartar o lenço utilizado, imediatamente.
• Mantenha ambientes bem ventilados e evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal (talheres, copos, garrafas, pratos etc).
Confira mais informações no site Saúde e no site Cassi