A frequência da limpeza é um fator determinante para a manutenção e organização no condomínio. Afinal, um ambiente limpo proporciona diversos benefício às pessoas que o frequentam ou que passam boa parte do dia no local. E mesmo se a pessoa passa muito mais tempo no trabalho, tudo o que o morador deseja é chegar em seu condomínio e vê-lo bem ordenado e arrumado.
Além disso, um local limpo proporciona uma melhor sensação nas pessoas que frequentam o espaço, e isso pode refletir em vários aspectos. Para aqueles que trabalham em home office e que decidem andar pelo condomínio para planejar melhor as ideias, um espaço organizado e limpo estimula uma melhor sensação nas pessoas. Um estímulo positivo pode refletir em seu foco, proatividade e motivação.
E não menos importante é o fator saúde. A limpeza proporciona a prevenção de doenças como alergias respiratórias, alergias de pele, e até mesmo um começo de patologia psicológica, já que um local sujo e desorganizado pode provocar uma infelicidade, crises e desencadear problemas mais sérios como a depressão.
Como organizar um cronograma de limpeza no condomínio?
Um modelo de cronograma de limpeza, ou também conhecido como modelo de rota de limpeza ou modelo de lista de limpeza, é uma ferramenta usada para ajudar a garantir que os trabalhos de limpeza sejam feitos de maneira adequada e dentro do prazo.
Porém, manter o gerenciamento do cronograma organizado pode parecer uma tarefa difícil tanto para o síndico quanto para funcionários. No entanto, quando as equipes de arrumação, limpeza e manutenção se expressam sobre seus objetivos, as áreas exatas que precisam cobrir e como devem abordar as tarefas de limpeza, pode ser mais fácil realizar mais corretamente.
Hoje vamos apresentar um método que se divide em três frequências:
- De limpeza diária – comumente usada em áreas onde a limpeza e higienização são as principais prioridades.
- De limpeza semanal ou quinzenal – usada principalmente para garantir a limpeza e ordem em áreas de grande porte
- De limpeza mensal – usada em locais mais remotos, onde não há tanta frequência, a não ser transacional, como garagens e escadas de emergência
Quais setores devo priorizar a limpeza?
A frequência de cada limpeza deve ser calculada de acordo com o perfil do condomínio. Condomínios comerciais precisam de cuidados mais frequentes devido à grande quantidade de visitantes. Por outro lado, condomínios menores não precisam de tanto. Porém, para ajudar a enquadrar a limpeza em sua rotina no condomínio, preparamos uma lista indicando as frequências de limpezas.
Devem ser limpos diariamente: Hall de entrada; portaria; calçadas; banheiros; elevadores; eparelhos da portaria (interfone, mesa, monitores, computadores); objetos de decoração (vasos, quadros, etc.); academia e vestiários.
Devem ser limpos semanalmente: quadras esportivas; churrasqueiras; salão de jogos; caixas de hidrantes e extintores; móveis das áreas comuns; playground.
Devem ser limpos quinzenalmente: vidros; espelhos; pisos de madeira; paredes; sala de máquinas.
Devem ser limpos mensalmente: garagens; salão de festas; janelas externas; grades do condomínio; escadas de emergência.
Assim, para criar a rotina de limpeza, deve-se levar também em consideração:
- as escalas e horários de trabalho da equipe;
- Os horários de menor movimentação no condomínio;
Deste modo, você consegue orientar a equipe de funcionários durante a sua agenda de trabalho.
Não espere a sujeira tomar conta antes de limpar. Isso só vai dificultar ainda mais a faxina e fazer seu condomínio perder prestígio. Conte com a Terceiriza Astral, que tem anos de experiência no Mercado, para a limpeza de seu edifício. Você não vai se arrepender!