Passivo trabalhista: como evitar esse problema no seu condomínio?

Para desempenharem suas funções com sucesso, todas as instituições que dependem de colaboradores deveriam se esforçar para evitar acúmulos com o Passivo Trabalhista. 

Este é um problema que gera dívidas à instituição e em consequência traz uma imagem negativa para ela, no entanto, pode ser contornado com os devidos cuidados. 

No caso dos condomínios é possível contar com a facilidade de uma empresa terceirizada que elimina grande parte dessa situação. 

Para entender o que é o Passivo Trabalhista e como uma empresa terceirizada pode contribuir para lidar com essa questão, continue lendo este texto!

O que é passivo trabalhista e como reduzir esse problema?

Existem 2 tipos de Passivo trabalhista:

1º – Quando uma instituição não cumpre seus deveres trabalhistas e deixa de recolher os encargos sociais e este acúmulo chamamos de Passivo Trabalhista.

2º – Quando mantém seus colaboradores por muitos anos, os valores em uma eventual rescisão também são considerados Passivo Trabalhista.

No contexto de um condomínio, contratar funcionários CLT representam altos custos que aumentam a cada ano com o recolhimento dos encargos sociais. 

Esta conta muitas vezes é inviável para os moradores do prédio fazerem desligamentos ou troca de funcionários e por isso a terceirização se torna uma alternativa. 

Mas mesmo com uma empresa terceirizada, os condomínios podem ser responsabilizados em caso de irregularidades praticadas no posto, assim o ideal é estarem atentos e agir com prevenção. 

Algumas ações preventivas para o condomínio reduzir esses riscos são: 

  • Investigar a empresa terceirizada, sua reputação e atuação no mercado;
  • Acompanhar os processos trabalhistas, solicitando cópias dos encargos recolhidos;
  • Estar por dentro da legislação trabalhista;
  • Fazer um contrato detalhado com a terceirizada;
  • Não exigir do colaborador terceirizado que faça outras atividades além das contratadas, isso pode gerar “acúmulo de função”;
  • Cuidado as atividades insalubres, isso deve ser previsto na contratação dos serviços.

Quais as vantagens na terceirização de serviços para condomínios em relação ao Passivo Trabalhista?

Separamos 3 principais vantagens para seu condomínio terceirizar serviços especializados afim de sanar os problemas com Passivo Trabalhista:

1.   Redução de Custos 

A empresa terceirizada se responsabiliza pela contratação de mão de obra, salários e benefícios, equipe de folguistas e recolhimentos dos encargos trabalhistas. 

Com isso, o condomínio já reduz em 100% dívidas com passivo trabalhista, ficando a cargo da empresa terceira e diminui consideravelmente a preocupação com a seleção, contratação, faltas, férias e treinamento de equipe. 

2.   Facilidade em manejar a equipe

Com uma terceirizada responsável pela equipe, em caso de não haver adaptação do funcionário e necessitar a troca, esse processo se torna mais fácil para o condomínio. Basta negociar um prazo mínimo para substituição.

3.   Segurança com a legislação

O fato da empresa terceirizada ser responsável pelo vínculo empregatício, traz mais segurança jurídica ao condomínio. Pois geralmente em um eventual arrolamento do condomínio ao processo trabalhista a empresa deve isentar o seu cliente (condomínio)

A única preocupação do síndico deve ser a de contratar uma boa empresa prestadora de serviço. 

Concluindo, além dessas vantagens, ao terceirizar os serviços o condomínio pode contar com uma equipe capacitada, elevando a qualidade dos serviços prestados.

Não é preciso se preocupar com os custos dos encargos trabalhistas ao longo dos anos e ao optar por uma equipe interna deve considerar os atenuantes com o passivo trabalhista.

Mas com tudo que apresentamos neste texto, você agora conhece as alternativas mais proveitosas para o seu condomínio.