Satisfação do cliente: como garantir com um bom atendimento

Diante de tempos incertos e com aumento da competitividade entre as empresas, garantir a satisfação do cliente é praticamente obrigatória.

Pensando nesse tema, preparamos esse artigo sobre a satisfação do cliente, sua importância e como a qualidade no atendimento aumenta o número de clientes satisfeitos!

Continue lendo e saiba mais!

Boa leitura!

O que é a satisfação do cliente? 

Podemos dizer que a satisfação do cliente ocorre quando o produto ou serviço adquirido entrega o que foi combinado entre empresa e cliente. 

Todo processo de vendas gera uma expectativa no cliente que nem sempre é atingida.

Os motivos são diversos, entre eles podemos citar uma mudança de contexto do cliente ou até mesmo o desconhecimento sobre o produto ou serviço.

Por isso, entender o seu público pode fazer a diferença na hora de surpreendê-lo. 

Por que é importante considerar a satisfação do cliente?

Aqui vão alguns benefícios e informações importantes para considerar a satisfação do cliente na hora de analisar e prestar seus serviços. 

  • As empresas que se preocupam com a satisfação do cliente enfrentam melhor a competitividade. 
  • Aumentam sua capacidade produtiva e o nível de satisfação dos seus consumidores. 
  • Estão sempre aprimorando os seus serviços e atentas à qualidade de todo o processo. 
  • As empresas gastam de 5 a 25 vezes mais para conquistar um novo cliente do que seria gasto para manter um cliente atual. 
  • 51% dos consumidores nunca mais fazem negócios com empresas que tiveram uma experiência negativa. 
  • A maioria das pessoas são propensas a gastarem mais quando recebem um atendimento de qualidade.

Consegue perceber? 

Deixar o seu cliente feliz, pode ser bem mais lucrativo para a sua empresa!

Como garantir a qualidade no atendimento e a satisfação do cliente?

Os fatores mais relevantes para um consumidor brasileiro comprar novamente são: qualidade do produto/serviço, atendimento e preço.

Nós já falamos um pouco sobre a questão da qualidade no nosso blog.

Agora, a qualidade no atendimento acontece quando a empresa entende e se antecipa às necessidades e desejos do seu público.

Mas como fazer isso? A resposta é observação.

Ouvir o cliente, perceber o que ele busca, conhecê-lo e depois de se atentar a tudo isso, falar.

Para isso, é fundamental uma equipe bem capacitada e comprometida na prestação de um bom atendimento com foco na satisfação do cliente.

A pesquisa de satisfação do cliente na avaliação da qualidade

Uma pesquisa de satisfação do cliente é a melhor forma de descobrir pontos frágeis na prestação de serviço, melhorar processos e inovar.

Sabendo disso, nós da Terceiriza Astral realizamos a cada bimestre uma pesquisa de satisfação.

Em 2020, os resultados foram animadores!

Utilizamos o método NPS onde as respostas tem pontuação de 0 a 10. Os pontos acima de 08 demonstram que os serviços estão numa zona de excelência. 

As avaliações demonstraram satisfação com o nosso atendimento e as notas obtidas ficaram todas acima de 8. 

A satisfação do cliente é nosso compromisso e nos impulsiona a continuar nos aperfeiçoando!