Diante de tempos incertos e com aumento da competitividade entre as empresas, garantir a satisfação do cliente é praticamente obrigatória.
Pensando nesse tema, preparamos esse artigo sobre a satisfação do cliente, sua importância e como a qualidade no atendimento aumenta o número de clientes satisfeitos!
Continue lendo e saiba mais!
Boa leitura!
O que é a satisfação do cliente?
Podemos dizer que a satisfação do cliente ocorre quando o produto ou serviço adquirido entrega o que foi combinado entre empresa e cliente.
Todo processo de vendas gera uma expectativa no cliente que nem sempre é atingida.
Os motivos são diversos, entre eles podemos citar uma mudança de contexto do cliente ou até mesmo o desconhecimento sobre o produto ou serviço.
Por isso, entender o seu público pode fazer a diferença na hora de surpreendê-lo.
Por que é importante considerar a satisfação do cliente?
Aqui vão alguns benefícios e informações importantes para considerar a satisfação do cliente na hora de analisar e prestar seus serviços.
- As empresas que se preocupam com a satisfação do cliente enfrentam melhor a competitividade.
- Aumentam sua capacidade produtiva e o nível de satisfação dos seus consumidores.
- Estão sempre aprimorando os seus serviços e atentas à qualidade de todo o processo.
- As empresas gastam de 5 a 25 vezes mais para conquistar um novo cliente do que seria gasto para manter um cliente atual.
- 51% dos consumidores nunca mais fazem negócios com empresas que tiveram uma experiência negativa.
- A maioria das pessoas são propensas a gastarem mais quando recebem um atendimento de qualidade.
Consegue perceber?
Deixar o seu cliente feliz, pode ser bem mais lucrativo para a sua empresa!
Como garantir a qualidade no atendimento e a satisfação do cliente?
Os fatores mais relevantes para um consumidor brasileiro comprar novamente são: qualidade do produto/serviço, atendimento e preço.
Nós já falamos um pouco sobre a questão da qualidade no nosso blog.
Agora, a qualidade no atendimento acontece quando a empresa entende e se antecipa às necessidades e desejos do seu público.
Mas como fazer isso? A resposta é observação.
Ouvir o cliente, perceber o que ele busca, conhecê-lo e depois de se atentar a tudo isso, falar.
Para isso, é fundamental uma equipe bem capacitada e comprometida na prestação de um bom atendimento com foco na satisfação do cliente.
A pesquisa de satisfação do cliente na avaliação da qualidade
Uma pesquisa de satisfação do cliente é a melhor forma de descobrir pontos frágeis na prestação de serviço, melhorar processos e inovar.
Sabendo disso, nós da Terceiriza Astral realizamos a cada bimestre uma pesquisa de satisfação.
Em 2020, os resultados foram animadores!
Utilizamos o método NPS onde as respostas tem pontuação de 0 a 10. Os pontos acima de 08 demonstram que os serviços estão numa zona de excelência.
As avaliações demonstraram satisfação com o nosso atendimento e as notas obtidas ficaram todas acima de 8.
A satisfação do cliente é nosso compromisso e nos impulsiona a continuar nos aperfeiçoando!